Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Encerramento do XVI Congresso Estadual discute “Viver com Sabedoria no Século XXI”

Médico, professor, palestrante e escritor J.J. Camargo foi o conferencista convidado para o fechamento do evento
13/09/2024 Atualizada em 18/09/2024 15:12:49
Compartilhe:
WhatsApp Image 2024-09-13 at 17.44.19

Diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, professor emérito de Cirurgia Torácica da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) e pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, J.J. Camargo foi o conferencista convidado para encerrar o XVI Congresso Estadual do Ministério Público realizado entre os dias 11 e 13 de setembro em Gramado. “Viver com Sabedoria no Século XXI" foi o tema escolhido para a conferência que lotou o Teatro Lupicínio Rodrigues, no Centro de Eventos do Wish Serrano Resort, e teve a mediação da vice-presidente de Jubilados da AMP/RS, Guacira Almeida Martins.



De acordo com J.J. Camargo, “mais do que viver mais, temos que estar preocupados com a maneira como vamos viver”. Ao longo da conferência, o médico discorreu sobre os pré-requisitos para a felicidade. Dentre eles, estão as relações sociais solidárias e generosas que, segundo J.J. Camargo, retardam o envelhecimento, preservam a condição mental por mais tempo e atenuam o sofrimento na doença. Outro pré-requisito é a existência de amigos confiáveis porque, segundo ele, “a solidão é a doença mais prevalente da sociedade moderna”. 



Ao listar os modelos de felicidade conforme a idade, o médico iniciou abordando a idade da inocência, na qual a felicidade é assegurada pela pureza. Nessa fase, característica das crianças, existe uma sinceridade absoluta e um instinto de preservação. “Que o modelo de felicidade muda com a idade, não existe nenhuma dúvida”, afirmou, ao abordar as diversas alterações de percepção e entendimento sobre felicidade que vão ocorrendo ao longo do tempo.


J.J. Camargo arrancou risos da plateia ao elencar vantagens da velhice como a surdez seletiva, o fato de que o plano de saúde começa a valer a pena, o direito de ser tratado como prioridade por lei e o que ele apontou como uma vantagem triste: “Poder contar todos os seus segredos para o seus amigos porque eles irão esquecer no dia seguinte”. Ele ainda citou uma contribuição à lista enviada por Zuenir Ventura – “é quando você acha que o corrimão é a maior invenção da humanidade” – e outra citada por Luis Fernando Verissimo – “é quando você precisa de três tentativas para levantar do sofá e quando levanta não lembra mais porque levantou”. 



Ao listar dicas para viver com sabedoria, J.J. Camargo ressaltou a importância de se variar a rotina, estudar idiomas, manter o hábito da leitura, ouvir música, exercer o direito de ser só e, enquanto tiver autonomia na velhice, não abandonar a sua casa. Evitar os fanáticos e os pessimistas também é parte da lista, bem como praticar esportes, não aceitar dietas rigorosas sem uma alternativa de prazer e não comentar os problemas com quem não possa resolvê-los.


Ao encerrar a palestra, antes de ser aplaudido em pé pelos presentes, J.J. Camargo deixou uma última dica: “Não é o que temos que fazer para sermos felizes, é o que temos que fazer para merecer a felicidade”. 


Encerramento oficial


Ao final da conferência, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, apresentou um vídeo com a prestação de contas da campanha S.O.S Chuvas e fez o lançamento do Fundo Permanente de Apoio a Tragédias Climáticas e Sociais da entidade. Depois disso, agradecendo a todos os presentes, encerrou o evento: “Declarou encerrado o XVI Congresso Estadual do Ministério Público. Que venha 2026”.

Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2024-09-18 at 13.16.19
Loading...

Entrevista: Presidente da AMP/RS destaca a realização da Semana do MP em Pelotas

18/09/2024
/arquivos/semana do mp de pelotas
Loading...
Notícias

Pelotas sedia a 4ª Edição da Semana do Ministério Público

18/09/2024
/arquivos/tre
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia lançamento da campanha "Venha reconstruir o Estado do Rio Grande do Sul com a Força do seu Voto"

18/09/2024
/arquivos/Pelotas_2024
Loading...
Notícias

AMP/RS promove 4ª Semana do Ministério Público em Pelotas

16/09/2024