Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Passo Fundo: Ministérios Públicos unidos no combate ao crime organizado

Esta é a proposta dos promotores de Justiça, procuradores da República e do Trabalho que juntos organizaram a Semana do Ministério de Passo Fundo. A abertura ocorreu nesta terça-feira (9), no auditório da UPF, tendo como palestrante o promotor de Justiça de São Paulo Marcelo Mendroni, que falou sobre as máfias transnacionais.
10/11/2010 Atualizada em 21/07/2023 10:57:36
Compartilhe:
1289356044.jpg


Esta é a proposta dos promotores de Justiça, procuradores da República e do Trabalho que juntos organizaram a Semana do Ministério de Passo Fundo. A abertura ocorreu nesta terça-feira (9), no auditório da UPF, tendo como palestrante o promotor de Justiça de São Paulo Marcelo Mendroni, que falou sobre as máfias transnacionais.



todos_na_s_pf_09.jpg“O que acontece aqui é emblemático,  uma sinalização clara de que somos uma Instituição, atuando em esferas diferentes, mas com o mesmo objetivo: a defesa da sociedade”, disse o presidente Marcelo Dornelles em seu discurso de abertura. Com relação ao tema da Semana “O Ministério Público no combate ao crime organizado”e a palestra da noite, Dornelles lembrou a discussão que se estabelece hoje com relação ao poder de investigação do Ministério Público.



m_na_semana_pf_09.jpg“Não se pode pensar em combate ao crime organizado sem o promotor de justiça, agente público com garantias para tal, mas também não é possível que se perca tempo com disputas sobre quem tem ou não poder de investigar, enquanto cresce vertiginosamente a criminalidade no país”.



Ainda em seu discurso, o presidente da Associação parabenizou a procuradora-geral pela iniciativa de enviar o projeto de lei à Assembleia com objetivo de alterar a legislação, permitindo que os promotores concorram ao cargo de procurador-geral de Justiça.  O projeto será entregue à presidência do Legislativo no dia 11 de novembro, próxima quinta-feira.



s_semana_mp_09.jpgA procuradora-geral de Justiça falou sobre o tema escolhido para nortear os debates da Semana de Passo Fundo. Segundo ela, o combate ao crime organizado está entre as prioridades da Instituição “Temos no nosso mapa estratégico a qualificação do combate ao crime organizado e sabemos que não é tarefa fácil”, disse ela.



O palestrante

Durante mais de uma hora, o promotor paulista Marcelo Mendroni falou sobre a principal forma de crime organizado transnacional do mundo: a máfia. Ele explicou a organização destes grupos em diferentes países, suas regras internas, forma de atuação e estrutura.



pub_smpf_09.jpgPouco antes de começar a discorrer sobre as máfias, Mendroni abordou as outras classificações de grupos criminosos que atuam em diferentes países, como a rede. Segundo ele, hoje esta é a organização que mais cresce no mundo. Trata-se de grupos que se reúnem para praticar crimes em diferentes locais, porém não há vínculo entre seus integrantes e nem hierarquia, como nas máfias. “Está será a forma de organização criminosa do futuro”, alertou ele.



p2_smpf.jpgTambém estiveram presentes na abertura do evento a procuradora regional do Trabalho da 4ª Região, Silvana Ribeiro Martins; o procurador da República da Comarca de Passo Fundo, Juarez Mercante; o diretor da Faculdade de Direito Nelson Ribas; presidente da OAB/subseção Passo Fundo, Patrícia Alovisi; ; coordenador do Núcleo da AMP/RS, Álvaro Poglia; assessor especial da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo; diretor das Promotorias de Justiça de Passo Fundo, Julio Balardin; promotores Fabiano Dallazen, Márcio Bressan, Silvério Herbes e Diego Pessi; procuradores do Trabalho de Passo Fundo, Márcio Costa, Roger Vilarinho, procuradores da República de Passo Fundo, Estevan da Silva, Fernanda de Oliveira.



Segundo dia

Na quarta-feira, a palestra do evento ficou por conta do MPF. O procurdador da República de São Paulo Rodrigo de Grandis também abordou o crime organizado, mas desta vez deteve-se nos aspectos penais e processuais penais. A segunda palestra da noite do procurador do Trabalho Rogério Fleischmann que O Ministério Público do Trabalho e o combate a irregularidades no âmbito das relações sindicais.


Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-27 at 17.53.06
Loading...

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Florindo Pires Barcellos

28/11/2024
/arquivos/Design sem nome
Loading...

Grupo Literário debate o romance “Em agosto nos vemos”

28/11/2024
/arquivos/AMP_4216
Loading...

Novos associados conhecem as instalações da sede administrativa da AMP/RS

27/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-25 at 17.25.10
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia promove webinar "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

27/11/2024