Semana do MP de Nova Prata encerra com debates importantes junto à comunidade acadêmica
Na noite desta quarta-feira, 16 de outubro, chegou ao fim a quinta edição da Semana do Ministério Público de Nova Prata, promovida pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS). O encontro abordou temas importantes sobre o papel do Ministério Público na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, além de discutir os desafios e as condições de ingresso na Instituição.
O vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS e coordenador da Semana, Fernando Andrade Alves, destacou que o evento foi uma oportunidade única para conhecer as potências regionais do Ministério Público.
"Na palestra da promotora de Justiça Cláudia Formolo Hendler, proporcionamos à comunidade acadêmica uma compreensão mais profunda sobre o trabalho de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, que exige discrição devido ao sigilo dos casos. O encerramento, conduzido pelo colega Marcelo Fagundes Fischer, também esclareceu as oportunidades de ingresso na Instituição, contribuindo para tornar a carreira mais próxima dos estudantes de Direito", afirmou.
A semana teve início na noite de terça-feira com o painel "O Ministério Público e a Proteção da Infância e da Juventude", conduzido por Cláudia Hendler, que compartilhou sua experiência de mais de 20 anos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ela também apresentou projetos e casos práticos de sua atuação na Promotoria de Justiça de Farroupilha.
Na noite de quarta-feira, mediada pelo Promotor de Justiça Matheus Trindade, Marcelo Fischer conduziu a palestra "Preparação e Ingresso na Carreira do Ministério Público", destacando os esforços da AMP/RS e do Ministério Público em esclarecer o processo de ingresso, desmistificando pontos e incentivando os estudantes de Direito a integrarem a Instituição.
O encontro, realizado em parceria com o curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), reuniu promotores, professores e acadêmicos no auditório do campus de Nova Prata. O Diretor da Área de Ciências Jurídicas, professor Edson Dinon Marques, e a coordenadora do curso de Direito em Nova Prata, Jussara de Oliveira Machado Polesel, celebraram o sucesso da iniciativa. "Foi um privilégio realizar uma atividade desse porte. Nossos alunos tiveram a oportunidade única de ver, na prática, a importância do MP na sociedade", afirmaram.
A edição de Nova Prata faz parte das comemorações dos 40 anos da Semana do Ministério Público, evento que ao longo das décadas tem fortalecido a relação entre o MP, a academia e a sociedade civil. A última edição comemorativa de 2024 será realizada em Frederico Westphalen, nos dias 24 e 25 de outubro, contando também com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).